N

NICOLAU, Joaquim, (.... – 1917). Militar. Natural de Pocariça, freguesia de Olhalvo. Soldado do Regimento de Infantaria n.º 2, morto em combate em França do dia 13 de Julho de 1917.

NORONHA, Tomás de, (? – 1651). Poeta. Nasceu em Alenquer em data desconhecida, filho de D. Pedro de Noronha, fidalgo escudeiro de D. Sebastião. Conhecido pelo epíteto de o Marcial de Alenquer, a sua poesia satírica debruçou-se sobre as coisas miúdas da vida quotidiana. Poeta do séc. XVII, considerado por uns poeta «da escola espanhola ou seiscentista», por outros «diferente da maioria dos poetas do séc. XVII, sejam eles portugueses ou brasileiros, aproximou-se pela sua clareza e objectividade da poesia inglesa dos libertines da época». Dele se diz no “Elogio dos Poetas Lusitanos” (1631) de Jacinto Cordeiro,  que era «um dos mais célebres poetas do seu tempo». Escreveu décimas, romances, sonetos, etc. encontrando-se parte da sua produção na “Fénix Renascida” de 1727 e numa colectânea publicada por Mendes dos Remédios em 1899. Considerado «figura singular, extravagante e boémia», nobre de boa estirpe mas arruinado, cantou muitas vezes a pobreza em que vivia e não se envergonhava de esmolar em papéis que vendia para o sustento  necessário. Tendo casado com uma prima, enviuvou e casou segunda vez. Em versos seus deixou-nos uma pergunta que resume toda a sua vida: E que importa nascer honrado e nobre//se a Fortuna me faz patife e pobre?

NUNES, José, (.... – 1918). Militar. Natural de Silveira do Pinto, freguesia de Palhacana. Soldado do Regimento de Infantaria n.º 16, morto em combate em França no dia 10 de Janeiro de 1918.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.