L

LEITÃO, José Dionísio (1835 - ). Proprietário agrícola, comerciante, político, propagandista local dos ideais republicanos. Nasceu em Alenquer no dia 31 de Dezembro de 1835 filho de João Dionísio Leitão e de D. Francisca Joaquina. Em 1877 contraiu matrimónio com D. Quitéria da Conceição Leitão, matrimónio esse do qual nasceram quatro filhos.
Pessoa muito respeitada em Santa Catarina, bairro, então, às portas de Alenquer e separado desta vila, aí viveu e exerceu o seu comércio. Em 1890 participou da lista de José Rodrigues Vaz Monteiro que disputou as eleições locais com a de Francisco Pedro de Oliveira e Carmo que haveria de sair vencedora. Na ocasião o jornal local “O Alenquerense” e a propósito da sua presença nessa lista, referiu-se-lhe como «cidadão que bem compreende os seus deveres, e que, sem lisonja, se pode dizer que representa o laborioso povo das Paredes». Já no início do século, na câmara presidida por José Daniel Valente, foi vereador eleito da mesma. Republicano convicto e grande propagandista desses ideais, foi ele que em Santa Catarina, junto à sua residência, se dirigiu ao Dr. Bernardino Machado que, vindo de Coimbra aí tinha à sua espera os correligionários alenquerenses, e lhe deu a notícia da implantação da República.
   
LOURENÇO, António Carriço, (.... – 1961). Militar. Nasceu no Casal das Eiras, freguesia de Carnota. 1.º Cabo no Batalhão de Caçadores N.º 158 (CCS), morto em combate em Angola no dia 30 de Outubro de 1961.

LOURENÇO, Luís Franco, (…. – 1970). Militar. Natural da freguesia de Vila Verde dos Francos. Soldado Atirador do Batalhão de Caçadores 2885 / Companhia de Caçadores 2588, Morto em combate na Guiné no dia 20 de Julho de 1970.

LOURO, Manuel, (.... – 1918). Militar. Natural de Penafirme da Mata, freguesia de Olhalvo. Soldado do Regimento de Infantaria n.º 16, morto em combate em França no dia 12 de Março de 1918.

LUÍS, António Alfredo Morgado, (…. – 1969). Militar. Natural de Quentes, freguesia de Ventosa. Soldado Condutor do Batalhão de Caçadores 2824 (CCS), falecido em serviço por acidente com viatura em Moçambique no dia 18 de Dezembro de 1969.

M

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.